16 de dez de 2013

A escolha mais sábia

Hermannus Contractus da Suábia (18/7/1013-24/9/1054) foi um monge beneditino coxo, apelidado justamente de Contractus por ter as pernas contraídas.

Por muito tempo, implorou com insistência à Mãe de Deus que o libertasse da sua enfermidade, até que um dia a própria Virgem Maria lhe apareceu dizendo:

— Meu filho querido, em razão de tuas preces, eu obtive para ti um desses dois favores: ou tu continuas a ser enfermo, mas bem versado em muitas ciências, tanto humanas quanto divinas; ou tu serás curado, mas permanecerás adornado com a inteligência que tiveste até agora. Escolhe um dos dois, pois ambos os favores não poderás ter.

Hermannus sabiamente optou pelo primeiro e, desde então, começou a fazer progressos intelectuais sem paralelo. Tornou-se compositor, músico, matemático, astrônomo, historiador e teólogo, além de versado em grego e árabe. Também construiu instrumentos musicais e astronômicos. Suas obras podem ser lidas em http://flaez.ch/hermannus/.

Pode-se dizer que sua maior sabedoria foi fazer tal escolha.

Em consequência de tão singular favor, Hermannus nutriu enorme devoção por Maria Santíssima, a quem compôs belíssimos hinos e melodias, até hoje executados, como o tonus solemnis da Salve Regina. De sua lavra, destaca-se o maravilhoso Alma Redemptoris Mater, que é a antífona maior do Advento e do Natal.


Hermannus teve seu culto como bem-aventurado confirmado em 1863.

Relíquias de Hermannus Contractus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...