6 de nov de 2010

Arte de girar pizza


Já puseram no Google a culpa de nos fornecer gigabites de espaço para pesquisar, arquivar, publicar e compartilhar nossas ideias. Todo o conhecimento do universo ficou a um clique de distância. A informação e o entretenimento são completamente democratizados.

Estamos saturados de escolhas, novos nichos econômicos brotam como pragas, ninguém tem tempo nem estômago para digerir um mundo de possibilidades.

Ou seja: qualquer um é especialista. Sofremos a verborreia de autores medíocres sobre assuntos desinteressantes, laureados por terem produzido amadoras brochuras.

Por conseguinte, quem quiser sobressair, mais do que especializar-se, precisará atrair. Só os líderes arrastam as massas.

O que parecia ser o sepulcro na autoridade, na era da wikipedia, tornou-se o trampolim da liderança.

Sem dúvida há o risco de que o líder seja o zumbi da autoridade, um morto-vivo ressuscitado graças à fragmentação desmesurada do conhecimento.

De qualquer modo, a vida é tecida de ambivalências. Seja líder, mas com autoridade. Arraste, crie escola. Dê suas razões, justifique os conselhos, exemplifique, não se enfade.

E você?
Sobre o que é especialista?
É um líder?
É uma referência para os outros?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...