1 de jun de 2010

Reciclando o Formspring


Posso dizer que o extinto Formspring desafiou minha paciência. Nunca desgostei da ideia, mas muitas vezes fiquei com a impressão de ser algo inútil.

Provavelmente, a razão da minha irritação era o anonimato. Quando você responde algo, espera estabelecer diálogo, o que é impossível sem conhecer o rosto e a voz de quem o escuta.

A primeira pergunta que respondi foi:

Pq fez isso aki?
Por que gosto de descobrir os que bancam de anônimos.

A segunda pergunta, de uma pessoa que, até onde sei, não se me faz de anônima (o que é a exceção da exceção, pois 99% das vezes não sei quem me fala), foi:

E os que não bancam anônimos? kkkkkkkkkk
Quem dá a cara merece tapas e beijos.

Claro que também existem as bestas de plantão, que enviam questões imbecis e perguntas ofensivas ou indiscretas. Se não estou com disposição de zoar a resposta, apago a pergunta sem dó nem piedade. Ultimamente, tenho preferido apenas declarar:


Mas, por outro lado, percebi que:

1. Algumas pessoas tímidas podem estar por trás das mesmas persistentes indagações.

2. Várias perguntas evidenciavam que seus autores tinham lido textos meus, servindo-me isto de feedback.

3. Fui puxado pela língua para falar de certos temas que, do contrário, não abordaria.

De qualquer jeito, ainda que o Formspring não me pareça de todo inútil, resolvi mudar minha política. Reduzirei drasticamente minhas respostas apenas às perguntas que, de fato, valham a pena.

Por outro lado, já que gastei tempo respondendo a temas candentes, nada mais justo do que resumir neste blog algumas respostas, tornando-as acessíveis. Com efeito, defeito do Formspring é não possuir buscador, favoritos nem categorias.

Além disso, torno mais leve para mim o fardo que eu mesmo me impusera de escrever habitualmente. Escrito já está: basta-me só copiar e colar.

Portanto, a partir de agora, sob o marcador reciclagem, trarei à baila pequenos resumos do dito ao ouvido anônimo para que não caia no olvido popular.

O que você me diz? O que está por trás de tanto anonimato?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...