12 de fev de 2010

Thanks Gosh It’s Friday

TGIF. De carnaval.

A ojeriza ao trabalho, ao quotidiano, ao habitual, à monotonia, torna-se sigla cada sexta-feira. E ainda mais agora, ao iniciar o carnaval.

Desde que o disk jockey Jerry Healy espalhou a expressão Thanks Gosh It’s Friday numa rádio de Ohio, no início dos anos 70, passando pela comédia cinematográfica do mesmo nome, de 78, o massacre psicológico da semana laboral é exorcizado por toda a sociedade na busca de um feliz fim de semana. Funciona como um ato religioso obrigatório ou uma consulta ao terapeuta.

Que alegria seria descobrir sempre o quid divinum escondido no cotidiano! Thanks God, It’s Today!

O dia-a-dia é um tecido maravilhoso. O véu do cotidiano oculta mistérios. Faz falta sermos sensíveis à realidade escondida em cada vicissitude. Tantas vezes perdemos o foco, ficamos obnubilados, sem ver além do que custa, do que cansa, do que é rotineiro, entediante ou monótono. Vira e mexe, não percebemos o céu detrás das montanhas.

Qual a gênese desses sentimentos? — Eles vêm porque costumamos cair nas quatro tentações do dia-a-dia.

Talvez seja este o grande mal do carnaval e de muitas noitadas. Pior que as bebedeiras, as traições, as instrumentalizações, os excessos: por detrás da máscara sorridente desses dias, muitas faces são de pierrô.

Celebre a alegria, mas carregue-a consigo todos os dias do ano!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...