7 de out de 2009

Incipit Comœdia Dantes Alighierii, Florentini nationæ, non moribus


Commedia, chamada Divinaem 1555 por Gabriel Giolito de Ferrari, tem por título autoral: "Começa a comédia de Dante Alighieri, florentino de nascimento, não de costumes".

É toda escrita em tercetos decassilábicos rimados em cadeia alternada, técnica conhecida como 
terza rima: ABA, BCB, CDC, DED, EFE… Ou seja, a linha central de cada terceto controla as duas linhas marginais do terceto seguinte. Ao fazer com que cada terceto antecipe o som que irá ecoar duas vezes no terceto seguinte, a terza rima dá uma impressão de movimento ao poema. É como se ele iniciasse um processo que não poderia mais parar.

Divina Comédia, Inferno, I
1 Nel mezzo del cammin di nostra vita
2 mi ritrovai per una selva oscura
3 ché la diritta via era smarrita.


4 Ahi quanto a dir qual era è cosa dura

5 esta selva selvaggia e aspra e forte
6 che nel pensier rinova la paura!

7 Tant’è amara che poco è più morte;

8 ma per trattar del ben ch’i’ vi trovai,

9 dirò de l’altre cose ch’i’ v’ho scorte.


10 Io non so ben ridir com’i’ v’intrai,

11 tant’era pien di sonno a quel punto
12 che la verace via abbandonai.
Os três livros da Commedia (InfernoPurgatorioParadiso) se dividem‑se em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final. Os três terminam com a palavra: stelle. O Inferno contém um canto introdutório, com o que o total perfaz 100 cantos. Cada realidade escatológica está dividida em nove círculos, formando 27 níveis.

T. S. Elliot dizia que, para fruir de um poema, quanto menos se souber do poeta melhor. É preferível citação, crítica ou ensaio a dados históricos e biográficos. A beleza é que deve convidar à erudição. E no caso de Dante isso é muito pronunciado. Mas, em alguns casos da Antiguidade, isso fica muito difícil sem erudição.

Uma parte dos leitores pensa que seu esquema, filosofia e significados ocultos são imprescindíveis para a compreensão do poema, mas a maioria acha que a erudição é completamente dispensável para sua fruição. Talvez por esse último erro é que muitos só conheçam o 
Inferno. Efetivamente, a captação completa da obra exige conhecimentos históricos e culturais e a típica cosmovisão do medievo, que ultrapassava a compreensão da história e apontava às suas consequências escatológicas, evidenciando o absoluto domínio de Deus sobre o universo.

Commedia tem por fim a reforma moral e apresenta a justiça com base na lei de talião. Coloca‑se numa esteira comum do pensamento cristão que, ao abordar a história da salvação, prefere enfatizar a particular peregrinação de cada um para Deus do que discorrer sobre as etapas da intervenção de Deus na história. Com efeito, o itinerarium mentis in Deum, como chamava São Boaventura a essa temática, foi uma importante contribuição para que a humanidade crescesse na compreensão de si mesma. E, sem dúvida, foi Dante Alighieri quem mais viva, colorida e cabalmente descreveu o itinerário espiritual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...