21 de out de 2009

O tsunami moral e suas ondas coloridas

O mundo se afoga. Três são as ondas do seu tsunami moral: uma vermelha, outra colorida e ainda uma outra, negra.


1) A onda vermelha do marxismo se desvaneceu em grande parte, mas ainda exercita um desastroso influxo em bastantes países e setores sociais. É preciso vigiar, pois os graves problemas que alguns pretenderam equivocadamente resolver com o marxismo também não encontram solução no liberalismo, o qual desconhece as exigências da natureza social da pessoa humana. Por isso, vira e mexe algum doido ainda levanta a anacrônica bandeira do marxismo.


2) A onda colorida do hedonismo tem por principal característica buscar a todo o custo o prazer e fugir de tudo o que traga consigo dor ou sofrimento. Essa atitude “mimada” gera vários efeitos colaterais: fastio, sensação de vazio interior, mediocridade. Pelo menos, muita gente acaba se questionando, ainda que de forma silenciosa, se vale a pena viver assim. A solução é elevar o nível; investir nos clássicos, nas artes, na literatura, na filosofia; atuar mais política e socialmente.


3) A onda negra do materialismo sufoca a vida espiritual, que é segregada para a vida estritamente privada. Sua intolerância pelo aspecto sagrado da vida humana gera novas injustiças. Baseia-se em pressupostos liberais (egoísmo, utilitarismo, laicismo) e está na raiz das crises atuais de vários âmbitos (consumismoagnosticismo, relativismo moral, etc.).


O mundo se afoga. Você tem boia?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...