5 de fev de 2010

Galileu, história e paralaxe

Paralaxe é o deslocamento aparente de um objeto quando se muda o ponto de observação. Em astronomia, é o aparente deslocamento angular de um corpo celeste devido ao fato de estar sendo observado a partir da superfície e não do centro da Terra ou por estar sendo observado a partir da Terra e não do Sol.

Ao meu ver, Galileu Galilei, de quem comemoramos em 2009 os 400 anos da sua invenção do telescópio, causou — sem essa intenção de sua parte — uma “paralaxe histórica”.

Criou-se no imaginário das pessoas uma brecha artificial entre fé e ciência, que os esforços feitos pelos últimos Papas têm demorado a consertar.

Por exemplo, Bento XVI fez várias intervenções neste ano (por exemplo, seu discurso “Do telescópio de Galileu à cosmologia evolutiva”).

Como o “caso Galileu” é o único argumento polemizador de que se valem os que afirmam a fratura entre ciência e fé, deixo aqui alguns vídeos do programa que Thomas Woods levou à TV americana a respeito do tema.

Galileu foi um verdadeiro cientista e homem de fé. É incrível como se podem propagar tantos erros históricos e interpretações errôneas da história.

Você identifica os três erros que há na seguinte frase?

GALILEU FOI QUEIMADO PELA INQUISIÇÃO NA IDADE MÉDIA PORQUE DISSE QUE A TERRA ERA REDONDA.

Resposta:


˙(ıʌx oʃnɔǝs ou oɔıuɹǝdoɔ nɐʃoɔıu ǝɹpɐd oʃǝd oʇsodoɹd) oɔıɹʇuǝɔoıʃǝɥ oʃǝpoɯ o ɯɐʌɐʌoɹd sǝɹɐɯ sɐ ǝnb sɐɯ 'ɐpuopǝɹ ɐɹǝ ɐɹɹǝʇ ɐ ǝnb ǝssıp oɐu nǝʃıʃɐƃ ˙ııı
˙ııʌx ǝ ıʌx soʃnɔǝs so ǝɹʇuǝ sɐɯ 'ɐıpǝɯ ǝpɐpı ɐu nǝʌıʌ oɐu nǝʃıʃɐƃ ˙ıı
 ˙ɹɐıʃıɔıɯop oɐsıɹd ɐ opɐuǝpuoɔ sɐɯ 'oɐçısınbuı ɐʃǝd oʇɹoɯ ıoɟ oɐu nǝʃıʃɐƃ ˙ı







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...