8 de jul de 2013

Dez tipos de estudante


Depois de falar do estudo em si, parece interessante classificar os estudantes conforme seu estilo.

  1. Estudante oficial. Rato de biblioteca, para ele o essencial é o dez, adquirido com o pouco esforço de engolir a matéria enlatada proporcionada pelo professor. Se a lata é grande, pode vir o desespero, a pressa, a impaciência, o nervosismo.
  2. Estudante conformista. Totalmente moldado ao esquema da sua escola, sem voos intelectuais, que nem com o dez se preocupa. Por semana gasta sete cuecas, usa sete pares de meias e tira sete nas provas. Falta-lhe espírito de sacrifício.
  3. Estudante satisfeito. Considera já realizado todo o esforço necessário. Esquece-se que o que lhe oferecem é o ensino vulgar, nivelado pelos valores médios e que o esforço até então desenvolvido nada tem de extraordinário. Precisa de uma injeção de ânimo, se não virá inevitavelmente o tédio, a sensação de que a escola é uma prisão, o professor é o carrasco e a escola, uma tortura. Sonha com as férias como os bois da história sonhavam com verdes pastos aprazíveis enquanto o dono sonhava com um longo carregamento de feno. É o típico estudante que mata aula estando na aula.
  4. Estudante kamikaze. Fracassado de antemão, que vai às provas como a ovelha ao matadouro.
  5. Estudante aloprado. Entra em regime de exceção quando chegam as provas, abandonando todos os demais compromissos.
  6. Estudante poeta. A lei do gosto fez com que até os livros didáticos sejam cheios de fotografias, as aulas sejam apresentações pirotécnicas e tudo se queira aprender sem esforço. Quem estudar sob a ditadura do gosto fatalmente reduzirá seus campos de interesse e se tornará monotemático.
  7. Estudante espertalhão. Adepto da linha do mínimo esforço, para quem ser honrado é ingenuidade. O que lhe importa é pegar o bizu da prova, colar e chorar para passar.
  8. Estudante kantiano. Encara o estudo como um dever, um imperativo categórico, do qual não há como fugir. Falta-lhe amor!
  9. Estudante autossuficiente. Orgulhoso como ele só, acha que não precisa saber mais do que considera importante.
  10. Estudante bem dotado. Orgulho da mamãe, elogiado em classe, modelo dos colegas. Sente-se instigado a novos conhecimentos? Procura pôr suas capacidades a serviço dos amigos? Só assim vencerá o egoísmo, que poderia afastá-lo das pessoas.
E você? Como é que estuda?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...