17 de jul de 2010

Gaudério Tareco vira vago-mestre

Idade da malandragem

Chegou a idade da malandragem para Gaudério, nosso herói. Herói imberbe que não bebe, mas que se sente acima do bem e do mal.

É provável que tal isenção moral apenas fosse fruto de sua imaturidade rebelde. Pois ainda não parecia ter, pela experiência dos anos, adquirido critérios que o levassem à superação consciente e responsável da obediência cega, que todos os homens devem aos mandatos alheios durante a minoridade.

O fato é que não bebia e ainda fazia apologia do leite, argumentando que “só falam das pingas que beberam, mas não se lembram dos tombos que levaram”.

Como o bom malandro não anda sempre na linha, que o trem pega, Gaudério tornou-se o rei da malandragem. Vivia em perpétua fuga, embora não soubesse de quem. A despeito do nome gaúcho, tinha a triste marca carioca de ser um desconfiado. Pagava sempre fiado, mas não confiava em ninguém. Vai que lhe tiram o capital e ainda o fundem noutro estado…

De fato, malandragem não combina com estado matrimonial, malandro não casa. Enquanto o cupido não lhe enviasse a ordem de captura, iria vivendo com habeas-corpus preventivo.

Mas a necessidade faz o sapo pular. Gaudério precisava de grana para se alimentar. E, com as pernas bambas de fome, não dá para sambar. E sem beber, não dá para firmar a mão, quanto mais o pé. Fora que sem grana não tem pinga nem leite.

A fase da malandragem logo passou e lhe deixou o saldo seguinte.

Ter personalidade é

Ter sua própria identidade.

Ser transparente.

Ter amor próprio.

Saber dizer “não” quando preciso.

Ter autoestima.

Ter opinião.

Renovar-se a cada dia.

Acompanhar o mundo.

Assumir os defeitos, policiando-se para que
eles não se sobressaiam às qualidades.

O tripé de sustentação de qualquer pessoa

Ser:
transparente, honesto, leal e íntegro.

Ter:
metas, projetos de vida, ambição moderada, comprometimento pessoal
e comprometimento profissional.

Fazer:
sempre o melhor
(aqui mora o diferencial).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...