13 de mai de 2010

Taxonomia das paixões

Esta postagem conclui um estudo mais completo.

Retraimento diante do mal

O ódio tem causa no amor por algo obstaculizado pelo mal. O amor dos verdadeiros bens gera o ódio ao verdadeiro mal, o erro, a ignorância, os males físicos, etc. Quando o mal se nos torna efetivamente presente, nasce a paixão da aversão, fuga ou abominação. A tristeza é a aflição pela perda de um bem (a tristeza meramente corporal é a dor). O ódio, a fuga e a tristeza são próprios do apetite concupiscível.

Por outro lado, diante do mal ainda não sofrido, ameaçador e dificilmente evitável, a paixão que nasce é a do temor, oriunda do apetite irascível. Sobre esta, já falei em outro lugar. O desespero, por sua vez, é a paixão que procede da impossibilidade de se alcançar um bem árduo.

Acesso para o mal

O cometimento diante do mal é próprio apenas do apetite irascível. Isso se realiza através de duas paixões:

Audácia: leva a agredir e a superar os obstáculos que se opõem à consecução do bem, enfrentando males ainda não sofridos. Distingue-se do temor porque a causa da audácia é a importância do bem, enquanto que a causa do temor é a gravidade e a iminência do perigo.

Cólera: repulsa com respeito a um mal presente, que impede de alcançar um bem. A cólera pode desvirtuar-se em vingança, mas também ser sinal de zelo.

Acesso para o bem

Esperança é a inclinação do apetite irascível para procurar o bem ainda não conseguido e árduo, porém possível. Se é verdadeiro, é esperança ordenada; se é conforme à razão, esperança razoável. Sua causa é a grandeza do bem esperado e tudo o que aumenta a capacidade de vencer as dificuldades.

Desejo é o impulso do apetite concupiscível para alcançar o bem não possuído. Sua causa é o amor do bem, não a veleidade.

Deleite, alegria ou gozo é a quietude do apetite concupiscível na posse do bem, é a complacência no bem amado e conquistado. O mero gozo corporal chama-se propriamente prazer. A causa da alegria tanto é a conquista do bem quanto aquilo que a facilita.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...