2 de mar de 2010

Virtudes do governante

O quadro acima representa as virtudes do governante. Como ele é muito grande, tive dificuldade para fotografá-lo, mas acho que já dá para ter uma noção de por onde vãos os tiros.

A gravura é um verdadeiro tratado. Representa alegoricamente o rei numa carruagem puxada por três parelhas de cavalos. Não consegui descobrir o autor nem a fonte dos conceitos aí representados.

1ª parelha (solércia e experiência)
Diz respeito ao conselho da razão especulativa, isto é, à capacidade de trabalhar com as informações: projeto, memória, agudeza, agilidade, docilidade. Também diz respeito ao juízo da mesma razão: razoabilidade e critério.

2ª (magnanimidade e audácia) e 3ª parelhas (moderação e provisão)
Dizem respeito ao império da razão prática, isto é, à preceituação dos meios: previsão, preparação, vigilância, precaução.

A condutora
É a razão, que sustém as duas rédeas correspondentes às parelhas: a nobreza e a potência.

A carruagem
Suas rodas são a dignidade e a glória, a magnificência e a honra.
Vai acompanhada de quatro figuras: a perseverança e a gravidade, a fidúcia e a segurança.
Tem quatro colunas, que são as virtudes cardeais. À frente vão a fortaleza e a prudência, unidas pela constância. Atrás, a justiça e a temperança, unidas pela verdade e clemência. A fortaleza e a justiça se unem pela equidade e bondade. A prudência e a temperança se unem pela liberalidade e a mansidão. Sobre elas repousa a inteligência.

Finalmente, atrás de tudo há um estandarte, a vitória, que indica Deus no céu, o Imperador na terra e o Rei no reino.

*****

A gravura traz também uma coisa enigmática: junto ao estandarte aparecem seis plaquinhas, todas com nomes de remédio. Parecem propaganda e devem ser mesmo. De qualquer modo, como não conheço a origem da gravura, e apesar de ser algo praticamente impossível, faço uma tentativa de tradução:

Valium (valor).
Librium (arbítrio).
Nobrium (altivez).
Mogadon (serenidade).
Nobitrol (fidalguia).
Roche (firmeza).

Você teria alguma ideia de onde vieram esses nomes?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...