6 de jan de 2010

Por que Jason Bourne é católico?


A questão é: por que David Webb (o nome verdadeiro de Jason Bourne) é um personagem católico? Fiquei com a impressão de que algumas figuras destacadas do cinema são católicas (Rambo rezando o rosário ou Schwarzenegger em Fim dos Dias).

Talvez seja forçação de barra minha, mas tudo bem: quero mesmo falar de três aspectos que me parece lhes vêm a calhar:

1º) Católicos são universais, protestantes são regionais. Ficaria estranho um ídolo anglicano ou um protagonista adepto do protestantismo suíço.

2º) Católicos vivem a moral das virtudes, não a moral legalista protestante. Faltaria jogo de cintura a esses personagens, capacidade de adaptação, reação instantânea. Nós falamos palavrão, bebemos e fumamos, mas praticamos as virtudes.

3º) Católicos almejam a santidade e procuram imitar os Santos, modelos de heroísmo. O convencimento protestante de que a natureza humana está completamente corrompida contradiria o perfil arrojado desses personagens.

********


Atribuíram à pena de Ludlum: um artigo definido, uma palavra comum e um epíteto exótico posposto. Tal seria a infame fórmula dos títulos de sucesso (por exemplo, O Código Da Vinci).

Naturalmente, os The Bourne XXX (Identity, Supremacy, Ultimatum, Legacy, Betrayal, etc.) não se enquadram, pois Bourne não é uma palavra comum. A não ser que se queira tomá-la como arcaísmo de boundary (fim, limite, fronteira).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...