24 de nov de 2009

Apenas uma vez (Once)

Gostei de assistir ao filme irlandês Apenas uma vez, dirigido por John Carney e estrelado por Glen Hansard e Markéta Irglová.

John Carney encomendou a Glen Hansard, líder da banda The Frames, dez canções para que, a partir delas, o roteiro fosse desenvolvido. John já tinha trabalhado para Glen, o qual se sentiu honrado de poder retribuir trabalhando no musical. O trabalho rendeu o Oscar de melhor canção para Falling Slowly.

O drama fala de dois corações partidos que se unem por causa da música, mas que sabem ser fiéis a seus compromissos (Glen à namorada e Glen ao marido).

John Carney gosta de argumentos simples. Segundo ele, que caibam num selo postal. Talvez por isso o filme não tenha sido unanimidade: a singeleza do tema vai de mãos dadas com a timidez de Markéta, excelente musicista, mas péssima atriz.

As filmagens, que ocorreram em apenas 17 dias, com o custo de US$ 150 mil, renderam 85 min que parecem documentário. Tem gente que fica com impressão de estar conhecendo uma história real ou de que a dupla de músicos de fato trabalha junto. Bob Dylan gostou tanto que convidou Glen e Markéta a fazerem o show de abertura em parte de sua turnê mundial.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...