8 de out de 2009

A vida mental na metrópole, por Georg Simmel (I)

O século XIX foi a época dos grandes historiadores alemães, a ponto de ser chamado o «século da história». Nesse período houve uma paciente coleta e recuperação dos textos literários e papíricos relativos aos filósofos clássicos (epicuristas, estoicos e pré‑socráticos) e desenvolveu‑se muito a linguística histórica, a história da política, da economia, da religião e da arte, da filosofia e da filologia. Em tal interesse pela história encontra‑se a influência do romantismo, tradicionalista e cultor da consciência coletiva dos povos.

Com base nesses elementos, nas últimas décadas do século XIX e até a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu‑se o movimento filosófico chamado historicismo, cujos expoentes foram Max Weber, Wilhelm Windelband, Oswald Splenger, Georg Simmel, entre outros.
O historicismo foi contemporâneo da Primeira Guerra Mundial, da ruína da Alemanha, da Revolução Russa, do nascimento do fascismo e do nazismo e da difusão do marxismo. Suas linhas gerais são: a história como obra dos homens, das suas relações condicionadas pelo processo temporal; a história como distinta da natureza; a compreensão na história como correlata à explicação causal nas ciências naturais.

A vivência histórica só poderia captar como os homens experimentaram interiormente os conceitos, não a verdade ou a falsidade dos seus conteúdos. Daí o método de estudo da história segundo a sucessão de pathos, ou seja, estruturas psíquicas coletivas.

Para Georg Simmel (1858-1918), o critério de escolha dos fatos históricos é o valor que têm. No entanto, esse valor não lhes seria inerente, mas viria dado pelo historiador — pelo que não haveria fatos objetivamente importantes: «um fato é importante porque interessa a quem o considera». O sentido da história seria um problema insolúvel, uma vez que variaria de acordo com as crenças de cada um — Simmel cai no relativismo absoluto por conceber o objeto da história em função do método.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...