16 de out de 2009

13 dimensões da liberdade

Como prometido, falemos dos diversos níveis de significado da liberdade. Basicamente, existem três abordagens: uma metafísica, uma antropológica, e outra cristã, que assume as anteriores.


1. Definições metafísicas:

a) Ser livre a respeito de qualquer tipo de coação. Hobbes, Locke, Hume e Voltaire não conseguiram passar deste nível, pois desconheciam a fonte interior da liberdade.

b) Liberdade de escolha (livre-arbítrio). Capacidade de autodeterminação, tanto em dilemas éticos quanto em escolhas moralmente indiferentes.

c) Liberdade como tarefa ética (liberdade moral). Autodomínio adquirido mediante atos livres; conquista das virtudes.

2. Dimensões antropológicas:

a) Maior dote natural do homem. A mais excelente de suas qualidades.

b) Dom divino ao homem, que o assemelha a Deus. Isto entendido mesmo de um ponto de vista estritamente natural.

c) Liberdade psicológica. Permite optar entre o bem e o mal, embora a escolha do mal seja sempre fruto de um erro de avaliação (o mal é o bem aparente).

d) Capacidade para o amor, a entrega e o serviço. A liberdade com relação a si mesmo e às paixões ganha sentido na dedicação ao outro.

e) Liberdade dependente da verdade. A educação é um ambiente de liberdade para a liberdade, ou seja, um caminho para o exercício pleno e consciente da liberdade, em conformidade com a realidade.

f) Reconhecimento da liberdade alheia e respeito por ela. O homem vive em sociedade e se enriquece quando cultiva conexões.

3. Entendimento cristão:

a) Liberdade de filhos de Deus. Supõe ter sido subtraído ao império do pecado, do diabo e da morte e transferido à nova condição da filiação divina.

b) Liberdade como dádiva de Cristo. Para além do nível natural, a liberdade também pode ser encarada como dom do homem redimido por Cristo.

c) Liberdade auxiliada pela graça do Espírito. A riqueza interior do cristão não só lhe torna os atos humanos meritórios para Deus como os potencializa.

d) Tem Cristo por modelo. No paradoxo de sua entrega desmedida temos a medida da liberdade que se faz escrava por amor.

Quais dessas dimensões da liberdade você reconhece atuando em sua vida?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...